quinta-feira, 18 de junho de 2015

A guerra Bimby vs Yammi

O meu marido ofereceu-me uma Yammi.
Estou muito feliz, porque me vai tirar tempo na cozinha e permitir experimentar novos cozinhados e sabores.
Ja vi 2 apresentaçoes Bimby e acho piada a todos os que a vêm defender com unhas e dentes. Realmente a Bimby é top. Ultima geração, toda digital, com uma pen que encaixa na própria máquina com toda as receitas, fotos e os passo-a-passo. Aparentemente nada a apontar.
Tudo isto é espectacular mas a bicha custa mais de 1000 eur.
A Yammi está em promoção até 21/6 custando 279 eur.
Diferenças?? Algumas, mas na minha opinião, nada de relevante. E pasmem-se: há coisas que são muito melhores na Yammi do que na Bimby.
A maior diferença está mesmo no preço, A Bimby vende através de consultoras que precisam receber o seu. Paga-se essenciamente a marca, o nome e a patente. Na Yammi não.
Muita gente fala das lâminas que na Bimby não precisam de trocar, a mesma lâmina faz tudo, certo, mas não me parece que isso valha os 1000 eur. Na Yammi, as receitas praticamente todas são feitas com a mesma lâmina e quando necessita trocar é um processo facilimo.
A balança na Yammi não é incorporada, a da Bimby é. Numa das demonstrações Bimby, a consultora precisou meter 120 g de manteira no copo, cortou a olho claro, pois a balança é incorporada e a manteiga pesava... 140g. O que fazer? Teve que ir dentro do copo com a mão retirar a manteiga, cortar um  pouco e voltar a meter. Com a balança fora isto não acontece.
Também já vi ambas a funcionar e posso garantir que a Bimby treme muito mais, a Yammi tem umas ventosas nos pês poderosas que nem se mexem.
Os utensilios de ambas são exactamente iguais,o copo,a misturadora, a colher... apenas a Yammi tem mais um compartimento para cozer a vapor, que de facto, é uma mais valia para cozinhar mais coisas ao mesmo tempo.
O consumo energetico de ambas é igual assim como a potencia do motor.
O ruído que fazem também é praticamente igual.
A Yammi tem um copo medidor que encaixa no topo da máquina e tranca (mas tem uns buracos para deixar sair o vapor); a Bimby tem um copo medidor que tapa apenas mas não tranca. Claramente aqui o sistema da Yammi é melhor.
A Yammi vai até aos 100 graus, a Bimby vai até 120.

Como em tudo, há diferenças, mas penso que não justificam uma diferença de preço tão grande. A Yammi faz tudo o que a Bimby faz.
A Bimby é melhor a nível de tecnologia e materias? É. Mas podemos ter uma máquina a fazer o mesmo, por menos de metade do preço.
Resumindo, penso que cada um dos compradores tem de pensar individualmente, se estas diferenças são ultrapassáveis ou não, face à diferença de preço entre as duas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...