quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ai Google, não estiveste bem......


O serviço de fotografias da Google,  consegue automatizar um conjunto de funções que o utilizador teria de realizar. A mais interessante, e que não está ainda disponível de forma global, é a identificação de caras e de outros objectos nas imagens e a criação de tags para cada uma delas, facilitando a pesquisa e a catalogação das fotografias.
Estes processos são automáticos e recorrem aos algoritmos de reconhecimento facial que a Google tem desenvolvido ao longo dos anos, para os seus serviços de pesquisa de imagens.
Mas o impensável aconteceu esta semana quando um utilizador viu surgir, no seu Google Photos, uma nova tag, chamada Gorillas. Ao ver quais as imagens que estavam associadas a essa nova tag, descobriu que eram imagens suas e da sua namorada, ambos negros.
Para pedir explicações, e tentar mostrar ao mundo o que a Google está a fazer com os seus algoritmos, colocou no Twitter uma mensagem onde mostra o que encontrou no seu Google Photos.
Ao ser confrontada com esta situação, que é no mínimo incómoda, a Google reagiu de imediato pedindo desculpa ao utilizador. Reconheceu que esta é uma situação que não pode acontecer e que está errada.
Esta é uma falha que reside apenas na forma como o algoritmo de identificação da Google tratou estas duas pessoas negras, associando-as a gorilas.
A empresa acabou por remover a tag Gorillas do Google Photos para evitar mais problemas destes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...