terça-feira, 12 de abril de 2016

Infância sob pressão!

Fico altamente revoltada cada vez que ouço certas mães que acham que os seus filhos têm de ter tudo "Excelente" na escola. Que têm e exigem que eles sejam os melhores da turma, que têm que tirar tudo acima dos 95%.
Não entendo, pois estamos a falar de crianças que frequentam o ensino básico, 2ª, 3ª classe!
O meu primeiro pensamento é questionar-me se estas mães quando estudavam tinham tudo Excelentes tambem?
Não será pedir muito a crianças que ainda estão agora a começar a sua vida escolar? Ainda estão a começar a criar hábitos de estudo e regras de atenção?
Para mim como mãe é simples, exijo acima de tudo educação, não aceito que a professora me diga que ele faltou ao respeito a ela ou aos colegas,b om comportamento é importante e notas positivas.
Para mim as más notas (que muitos pais considerem uma má nota abaixo dos 90%) são as que estão abaixo de Satisfaz. As negativas. Isso sim são más notas. Não, não sou condescendente demais, apenas acho que não é a ameaçar e exigir que eles criarão empatia pela escola. Eu transmito ao meu filho que não precisa de ser o melhor da turma mas acima de tudo tem que se esforçar por ser cada vez melhor.
Vejo pais a colocarem os filhos de castigo porque desceram de um 95% para um 90%, e não consigo compreender, acho demais e um absurdo. Depois são estas crianças que antes dos testes têm diarreias e medo de ir receber os testes.
Porque é que um Satisfaz ( aí uns 65 ou 70%) é má nota? Vou ralhar? Vou castigar? Bater?
Ameaçar? Não... vou dizer que não foi bom, mas tambem não foi mau, que para a próxima conseguirá melhor.
Tambem não quero indiferença, não é isso,  mas penso que tudo o que é demais é erro.
As notas altas exigidas pelos pais é simplesmente para alimentar o ego.... dos próprios pais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...