quinta-feira, 21 de abril de 2016

Pronuncia do Norte

Sou do Norte, de alma e coração, com tudo o que tenho direito: adoro Francesinhas e sou de pronúncia acentuada. Ás vezes, nem noto, mas sei que tenho.
Adoro o 'sempr'abiár!" ou "Num bais comêre?".
Gosto dos desabafos tipo o "Andor, Bioleta!",cá no Norte é algo frequente.
O que distingue o falar do Norte são basicamente os «b», por exemplo, o «binhu» (vinho), «barãnda» (varanda), «biána» (Viana) ou «bibu» (vivo).
Uma outra particularidade do Norte é o palavrão. Não é de estranhar ouvir uma amigo dizer a outro: «Anda cá, meu filho da puta...» E isto é lindo de se "oubire".
E palavras ou expressões que quase só nós do Norte entendemos? Ficam algumas:

Aguça — um afia-lápis
Dói-me o garfeiro — Doem-me os dentes.
Já vem aos Ésses — Vem bêbado.
Bouça — terreno arborizado
Vidrinho de cheiro — Diz-se de alguém que se ofende facilmente.
Quinou — Morreu.
Azeiteiro — Parolo.
Botar — Pôr, deitar.
Andar a butes - andar a pé
Testo - tampo de uma panela
Estrugido — Refogado.
Fino — Cerveja servida a copo.
Moina — Polícia.
Morcão — Palerma.

Mais acrescento que cá no Norte, o Foda-se é virgula!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...