sexta-feira, 11 de novembro de 2016

E no dia de S. Martinho.... castanhas e vinho!

Estamos no dia de S. Martinho e normalmente reza a tradição que se comam castanhas. Já dizia a minha avó que quem não as comesse ficava pingão (seja lá o que isso significa)! Eu cá faço a minha parte (não vá ficar pingona) e compro umas castanhas e asso-as no forno para a sobremesa. O ano passado e porque tive que ajudar o meu filho num trabalho para a escola fiquei finalmente a perceber o verdadeiro significado do chamado Verão de S. Martinho, que sempre todos os anos se verifica neste dia.
Começando pela história de São Martinho, reza a lenda que, num dia tempestuoso ia São Martinho que era um soldado romano, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante... Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade dela ao mendigo. 
Apesar de mal agasalhado e sob uma chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, quando subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e sol inundou a terra de luz e calor. 
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio aparece um solinho maravilhoso e soalheiro! 
Aproveitem e comam castanhas, não fiquem pingões.


Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...