sábado, 19 de novembro de 2016

Inspira / Expira

Quando o meu filho começou na natação, eu não conseguia ver. Falta-me o ar, achava sempre que ele se ia atrapalhar, beber pirolitos e quem sabe ate ficar num estado de quase afogamento.
Talvez porque eu própria não saiba nadar, ficava assim, neste pânico.
Hoje em dia já não fico tanto, já consigo vê-lo, percebo que ele adquiriu a capacidade de gerir a respiração. Mais que a técnica, gerir bem a respiração é o mais importante, podemos saber nadar muito, ter força e vontade,  mas se não conseguimos gerir o fôlego, tudo corre mal: o ar começa a faltar, a coordenação dos braços vai-se, e as forças apagam-se e atrapalham-se. É como na corrida. Muitas vezes sinto que consigo correr mais do que o que faço, mas não tenho fôlego.
É curioso como se passa o mesmo na vida, se vamos devagar demais, respirando calmamente e na Paz,

 adormecemos a vontade, baixamos o ritmo e ficamos para trás. Se aceleramos demais, respiramos nervosamente, fazemos tudo precipitamente e descontroladamente.
Por isso é tão importante aprender a respirar, quando rimos, quando choramos e quando estamos nervosos. É preciso gerir a respiração. Para tudo na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...