terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Chave para a Felicidade

Ás vezes fico mesmo triste com a revolta que os meus pais por vezes têm com a vida. A vida não foi fácil com eles, é verdade. Sempre tiveram uma vida de sacrifício para me criar, sempre trabalharam imenso e agora na reforma, que as coisas poderiam ser bem mais calmas, vieram as complicações de saúde.
Sei que eles se revoltam e sei o quanto isso lhes faz mal. Adorava que eles fossem ambos bem mais fortes, de dar a volta por cima, de aceitar que as coisas acontecem, as doenças aparecem, mas tentar, repito, tentar, apesar das dificuldades, viver o melhor possivel.
A minha mãe teve cancro e passou por muito, assim como o meu pai que também tem uma doença grave,  e ambos, se entregaram à revolta!
Há dias a pensar no que eu gostaria que eles mudassem para ser mais felizes, pensei em resiliência.
Verdadeiramente resiliência significa a capacidade de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido uma pressão.
A pessoa resiliente não se abate facilmente, não culpa os outros pelos seus fracassos e tem um humor particular, ou seja, não se faz de vítima. A pessoa que possui resiliência desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada desafio que enfrenta.  Não digo que



esqueça ou relativize, não é isso, mas que procure, dentro do que aconteceu, encontrar uma maneira de ser feliz.
Eu tento, numa evolução pessoal, ser o mais resiliente possível. Acho mesmo que na resiliência está a chave para a felicidade e paz. A resiliência não é um traço hereditário que temos ou não temos, é sim, uma conquista pessoal que só depende de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...