sexta-feira, 21 de julho de 2017

Pais dos nossos pais



Muitas vezes não paramos para pensar nisso, mas os nossos pais estão a envelhecer.  E a verdade é que temos que estar preparados para quando essa fase chegar. A velhice torna-os carentes, necessitados de atenção, mimo e de ouvidos pacientes que escutem as suas histórias, vivencias e lembranças. São essas lembranças que farão com que eles se sintam vivos.
O processo é o normal, os seus ossos  vão ficar mais fracos, assim como os dentes, as peles caídas, o corpo mais franzino. A mente fica mais confusa e vai fazer com que repitam as coisas mais vezes, demoram mais tempo a contar as histórias e isso vai por a prova a nossa paciência.
Tentarão provar-nos que alguma coisa na nossa vida ocorreu exactamente da forma como descrevem, e mesmo que saibamos a verdade, concordar pode ser a melhor decisão, pois estão mais sensíveis com a idade.
Os papéis invertem-se. Por muitos anos necessitamos dos cuidados dos nossos pais e agora são eles que mais precisam de nós. Mais do que coisas físicas, precisam da nossa atenção e companhia. Paciência  ao esperá-los quando os seus passos estiverem lentos e as pernas fracas  e de saber ouvir quando a fala  estiver confusa.
Tudo isto é meio assustador, percebermos que temos que assumir o papel de pais de nossos pais, mas no fundo faz parte da vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...